terça-feira, maio 30, 2006

Postes de Alta Tensão não são "mobiliário urbano"!


Os postes da Linha de Muito Alta Tensão que a Rede Eléctrica Nacional prevê instalar em Belas, Agualva-Cacém e S.Marcos atigem os 75m de altura.
Mal comparada a altura, e apesar da terliça metálica em que pensam construí-los, não são objectos de design como a torre projectada por Eiffel, em Paris.
São estruturas pesadas concebidas atendendo ao ponto de vista estritamente funcional, para conseguir-se, com o mínimo custo, passar linhas aéreas de alta-tensão em zonas relativamente despovoadas e em que se considera não haver sensibilidade paisagística.
Não foram pensadas para a integrar um ambiente e paisagem de cidade. Não se enquadram em algo que se possa considerar como elemento que constitua uma mais valia para a imagem urbana nem são qualquer forma agigantada de "mobiliário urbano".
Mas a passagem aérea das linhas de Alta Tensão encontra-se muito provávelmente associada outros impactes, designadamente os associados à saúde humana (vide notícia abaixo).

Cada coisa no seu devido lugar: em Meio Urbano, respeite-se a qualidade de vida dos cidadãos, a saúde pública e a paisagem da Cidade e construam-se estas infraestruturas em condutas ou galerias.

Linhas Aéreas só em corredores fora do meio urbano e de forma a não perturbarem habitantes nem paisagens e ecossistemas especialmente sensíveis. É para isso que existe o ordenamento do território.

F.P.

10 Comments:

At 5/7/06 19:23, Anonymous Anónimo said...

Se há hipotese de colocar esta linha subterâneamente porque é que se há-de prejudicar as pessoas? e até o ambiente? Além disso penso que não é só o mal que pode vir a fazer como esteticamente não beneficia a paisagem. Há que evoluir e não sermos sempre o país retogrado devido às más opções que os nossos presidentes de câmaras tomam.

 
At 5/7/06 19:25, Anonymous Anónimo said...

A luz está cara... Será que não há dinheiro para fazer a instalação subterranea???

 
At 17/7/06 16:52, Anonymous Anónimo said...

nada de postes

 
At 17/7/06 16:53, Anonymous Anónimo said...

No nosso bairro já chega de "contemplações",já temos o PER,e tambem uma passagem dessas linhas de alta tensão aérea.È altura de nos modernizarmos um pouco e enterrar essas benditas linhas!!!

 
At 18/7/06 08:36, Anonymous Anónimo said...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

 
At 20/7/06 13:34, Anonymous Anónimo said...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»

 
At 10/5/08 16:59, Anonymous Anónimo said...

Enterrar as linhas de alta não vai mudar o problema assim tanto. Apesar do meio em que as linhas estão envolvidas ser diferente, estas passam a estar ainda mais perto das pessoas. A solução vai ter de incluir uma melhor gestão dos sitios onde clocar as linhas.

 
At 3/2/10 00:15, Anonymous Anónimo said...

[url=http://tinyurl.com/y9qxher][img]http://i069.radikal.ru/1001/35/75e72b218708.jpg[/img][/url]



Related keywords:
Tramadol prescription online
Tramadol for feline
nextday Tramadol
talk Tramadol wikipedia the free encyclopedia
Tramadol to purchase
Tramadol saturday delivery no prescription
euphoria Tramadol
Tramadol side efforts
[url=http://www.zazzle.com/AlexanderBlack]false positive pcp Tramadol [/url]
[url=http://seobraincenter.ru]http://seobraincenter.ru[/url]
Tramadol and canine and side effects
medicine Tramadol
buy cheap Tramadol prescriptions online
500 Tramadol
Tramadol perscriptions
Tramadol 180 tablets free fedex
Tramadol hcl 50 mg description medication

 
At 12/3/11 23:24, Blogger Unknown said...

É escandaloso a plantação de postes de alta tensão que inundam o nosso país.Deveríamos fazer algo para que se acabasse com estas horrorosas estruturas que estão a deixar o nosso pais sem a beleza que o dignifica

 
At 19/4/13 09:58, Anonymous Anónimo said...

[url=http://englandpharmacy.co.uk/products/albendazole.htm][img]http://onlinemedistore.com/11.jpg[/img][/url]
florida college of pharmacy http://englandpharmacy.co.uk/ pharmacy zolpidem [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/sublingual-viagra.htm]powers pharmacy inc[/url]
medical center pharmacy roanoke va http://englandpharmacy.co.uk/products/plan-b.htm half price pharmacy [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/biaxin.htm]biaxin[/url]
a m pharmacy http://englandpharmacy.co.uk/products/singulair.htm rite aid pharmacy orem utah [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/proscar.htm]pharmacy schools ny[/url]
online pharmacy free consultations cheapest ambien http://englandpharmacy.co.uk/products/dulcolax.htm riteaid pharmacy taunton ma [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/mevacor.htm]mevacor[/url]

 

Enviar um comentário

<< Home

Grupos Google Subscreva para Movimento Cívico Alta Tensão
Email:
Procurar arquivosemgroups.google.com