terça-feira, março 27, 2007

Acção de Protesto na Assembleia Municipal de Sintra



No seguimento dos diversos protestos realizados junto às suas habitações, os moradores dirigiram-se à Assembleia Municipal de Sintra afim de obter directamente do Sr. Presidente da Câmara informações sobre que medidas estão a ser tomadas para salvaguardar os seus legítimos interesses.

Face às diversas intervenções realizadas pelos moradores expondo o seu desagrado, desencanto e desgosto pela construção desta obra que constitui um atentado à sua qualidade de vida e também pela passividade com que a Câmara tem lidado com este problema desde o início, o tema da "Alta Tensão" acabou por se tornar no assunto principal da Assembleia.

Os partidos políticos intervieram também em defesa do moradores, nomeadamente o Bloco de Esquerda, a CDU e o PS. A CDU apresentou mesmo uma moção pelos direitos das populações afectadas pela Linha de Muito Alta Tensão que veio a ser aprovada por unanimidade da Assembleia. Tal moção tem por intuito "manifestar o repúdio pela decisão tomada ao arrepio dos autarcas locais e da população", "condenar a inexistência de estudos e iniciativas de esclarecimento realizados junto das populações", "manifestar a indignação pelo facto de não se terem estudado outras alternativas viáveis", "expressar o descontentamento pelo facto do património cultural, natural e imobiliário sofrer uma desvalorização acentuada" e "manifestar o direito das populações afectadas pelo projecto a serem ressarcidas pelos prejuízos causados". Esta moção será enviada ao Governo.

A muito esperada intervenção do Sr. Presidente da Câmara, Dr. Fernando Seara, acabou por não trazer grandes novidades.

Mostrando-se ofendido e claramente irritado por algumas palavras de ordem que lhe têm sido endereçadas por alguns moradores mais indignados pela construção desta linha, mencionando especificamente a frases como "Seara Corrupto", o Sr. Presidente continuou a não deixar claro para os moradores que medidas concretas e efectivas estão a ser tomadas para alterar este projecto. Além de uma vaga menção à luta contra o interesse público desta obra e a um embargo a um pequeno troço da obra que os moradores não conseguem identificar, nada foi mencionado sobre até que ponto a Câmara está disponível a ir para defender a população.

Entretanto, a REN afirma que a obra estará concluída até ao final do corrente mês, ou seja, o próximo Sábado.

1 Comments:

At 28/3/07 19:58, Anonymous Anónimo said...

está prevista mais alguma acção de protesto ?

 

Enviar um comentário

<< Home

Grupos Google Subscreva para Movimento Cívico Alta Tensão
Email:
Procurar arquivosemgroups.google.com