terça-feira, março 27, 2007

Acção de Protesto na Assembleia Municipal de Sintra



No seguimento dos diversos protestos realizados junto às suas habitações, os moradores dirigiram-se à Assembleia Municipal de Sintra afim de obter directamente do Sr. Presidente da Câmara informações sobre que medidas estão a ser tomadas para salvaguardar os seus legítimos interesses.

Face às diversas intervenções realizadas pelos moradores expondo o seu desagrado, desencanto e desgosto pela construção desta obra que constitui um atentado à sua qualidade de vida e também pela passividade com que a Câmara tem lidado com este problema desde o início, o tema da "Alta Tensão" acabou por se tornar no assunto principal da Assembleia.

Os partidos políticos intervieram também em defesa do moradores, nomeadamente o Bloco de Esquerda, a CDU e o PS. A CDU apresentou mesmo uma moção pelos direitos das populações afectadas pela Linha de Muito Alta Tensão que veio a ser aprovada por unanimidade da Assembleia. Tal moção tem por intuito "manifestar o repúdio pela decisão tomada ao arrepio dos autarcas locais e da população", "condenar a inexistência de estudos e iniciativas de esclarecimento realizados junto das populações", "manifestar a indignação pelo facto de não se terem estudado outras alternativas viáveis", "expressar o descontentamento pelo facto do património cultural, natural e imobiliário sofrer uma desvalorização acentuada" e "manifestar o direito das populações afectadas pelo projecto a serem ressarcidas pelos prejuízos causados". Esta moção será enviada ao Governo.

A muito esperada intervenção do Sr. Presidente da Câmara, Dr. Fernando Seara, acabou por não trazer grandes novidades.

Mostrando-se ofendido e claramente irritado por algumas palavras de ordem que lhe têm sido endereçadas por alguns moradores mais indignados pela construção desta linha, mencionando especificamente a frases como "Seara Corrupto", o Sr. Presidente continuou a não deixar claro para os moradores que medidas concretas e efectivas estão a ser tomadas para alterar este projecto. Além de uma vaga menção à luta contra o interesse público desta obra e a um embargo a um pequeno troço da obra que os moradores não conseguem identificar, nada foi mencionado sobre até que ponto a Câmara está disponível a ir para defender a população.

Entretanto, a REN afirma que a obra estará concluída até ao final do corrente mês, ou seja, o próximo Sábado.

segunda-feira, março 12, 2007

Acção de protesto Sábado, dia 17 de Março, pelas 10:30
Concentração no Largo da Feira, Monte da Tapada no Alto de Colaride

Na sequência da Acção de Protesto de dia 3 de Março, que contou com a presença dos meios de comunicação social, a Câmara Municipal de Sintra apressou-se a comunicar ao Movimento Cívico que estaria em negociações com a REN para salvaguardar os interesses dos muitos moradores afectados pela construção desta Linha de Muito Alta Tensão.

Não obstante as promessas da Câmara Municipal, as acções judiciais que se encontram a decorrer no Tribunal de Sintra, as obras continuam a um ritmo impressionante com a construção a decorrer ao fim-de-semana.

No próximo Sábado é preciso demonstrar o verdadeiro desagrado de todos os habitantes do Concelho de Sintra pela forma discriminada como são tratados relativamente aos moradores dos outros concelhos.

Foram convidadas as forças políticas para, em conjunto com os moradores, presenciarem no local o impacto desta obra.

Compareça pelas 10:30 no Largo da Feira do Monte da Tapada.

A sua presença é a nossa força !


Obras prosseguem apesar das promessas da Câmara Municipal de Sintra


Mais um fim-de-semana agitado no concelho de Sintra.

Com um enorme aparato, a REN prossegue a construção da nova Linha de Muito Alta Tensão, com as obras a decorrer ao fim-de-semana e logo a partir das 9 horas da manhã, com a presença de dezenas de funcionários e a presença de um ruidoso helicóptero que percorreu até ao fim do dia de Domingo o percurso dos postes já colocados.

A desvalorização das habitações já aconteceu.

O impacto paisagístico vai-se acentuando conforme vai sendo colocado o verdadeiro estendal de fios a curta distância das habitações.

O pior, infelizmente, ainda está para vir e o que as populações mais temem. Os problemas de Saúde !

sexta-feira, março 02, 2007

quinta-feira, março 01, 2007

Acção de protesto Sábado, dia 3 de Março, pelas 15 horas
Concentração no Largo da Feira, no Alto de Colaride

Não obstante os diversos processos judiciais que decorrem nos tribunais e as promessas da Câmara de Sintra, a Rede Eléctrica Nacional está a fazer avançar rapidamente a construção da Linha de Muito Alta Tensão (certamente procurando a lógica do facto consumado e promover a desistência dos moradores). Esta semana montaram vários postes na Freguesia de Agualva.


Quer no Concelho de Lisboa, quer em Cascais, Oeiras e mesmo na Amadora a Rede Eléctrica Nacional não foi autorizada a cosntruir mais linhas aéreas. Os moradores de Agualva, Belas e S.Marcos não aceitam ser tratados como cidadãos de segunda!

Participe na acção de protesto no próximo Sábado, dia 3 de Março, pelas 15 horas.
A concentração será no Largo da Feira no Alto de Colaride (junto ao poste em construção)


A SUA PRESENÇA É IMPORTANTE!

Grupos Google Subscreva para Movimento Cívico Alta Tensão
Email:
Procurar arquivosemgroups.google.com